Fofoca, mexerico, tititi

fofoca2

A fofoca é mais velha que andar. É muito comum nos nossos mais diversos ciclos de relacionamento termos que lidar com os famosos mexericos, as conversas distorcidas, os assuntos mal falados e, principalmente, mal interpretados.

A verdade é que falar mal das pessoas quando elas não podem se defender, além de injusto é muito mal educado.

Como cristãos, precisamos fugir dos assuntos indevidos e que ferem outras pessoas. Lembre-se, se você não pode ajudar, também não atrapalhe e nem entre "na onda dos outros". As pessoas que falam mal de alguém para você, são as mesmas que falam mal de você para alguém.

Para Zoe Lilly a fofoca se traduz em "Tititi" e existem algumas lições para se aprender sobre o assunto:

"1) ‘Onde tem fumaça, tem fogo.’ Quando o nome de alguém aparece em meio uma confusão com freqüência, é necessário parar e pensar que talvez o problema não é apenas a confusão, mas todos que estão no meio dela também. Pessoas resolvidas sabem sabem detectar “fumaça” e se desviarem rapidamente. Se seu nome está na confusão, algo em você foi uma “porta” – por isso saia correndo! (e depois verifique qual foi essa porta)
2) Quem mais faz o tititi é aquele que tem muito tempo em suas mãos. A vida é corrida demais para aqueles que estão ocupados em servir, em trabalhar e construir algo eterno. Pessoas focadas não perdem tempo em coisas que só gastam energia à toa, como o tititi.
3) A frase famosa sempre se aplica aqui: “Atrás daquele que fere, existe sempre um ferido.” Quem gera o tititi raramente está feliz e satisfeito consigo mesmo, sempre está a espera de alguém para reconhecê-lo(a) e corresponder com suas necessidades.
4) No fundo, o tititi é uma saída para o covarde que não consegue verbalizar suas frustrações para a pessoa “mal- falada” OU para o fraco que deseja segurar sua mágoa ao invés de liberar perdão. Liberar perdão exige muita força e coragem, mas sempre vale a pena.
Ai. Ai. Ai. Tudo isso aí dói, pois não existe nenhum ser humano que nunca fez um tititi ou que nunca sofreu por um tititi. Mas vejo o quanto o nosso coração deve ser curado para que todo o “corpo” seja saudável."

Mas a boa e sábia Bíblia diz:

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento."
Filipenses 4:8

Se a sua mente e o seu coração se ocupar no amor de Deus e na consciência da presença de Jesus e do Espírito Santo, todo o seu linguajar passará pelo filtro do: verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável e de boa fama!

Reflita nisso e leia mais sobre o tema na postagem da Zoe Lilly: http://zoelilly.com/2015/05/26/tititi/

Reflexão by: Emília Jardim

Inspiração

Romanos 1