Radicalize: Um desafio pra fazer diferença na adolescência

p 10679 gg

Ei galerinha de Deus! Prestem muita atenção na dica dessa semana! Um livro feito por e para adolescentes cristãos. Se liguem, porque ele é impactante, eu garanto!

 

“Vivemos hoje em uma cultura que estimula o conforto e não os desafios. É tudo uma questão de encontrar atalhos para não ter de enfrentar as dificuldades, para evitar o sofrimento e esquivar-se do dever. Antigamente, esperava-se que os jovens oferecessem contribuições significativas à sociedade. Hoje em dia, nossa cultura nutre poucas expectativas em relação aos adolescentes – pouca coisa além de ir à escola e realizar meia dúzia de tarefas simples. Como triste consequência, os jovens acabam não aprendendo lições capazes de transformar sua vida.”

O trecho acima faz parte do prefácio feito pelo grande Chuck Norris - pra quem não sabe, ele é cristão. Ele conhece pessoalmente os escritores do livro Radicalize (Do Hard Things), os irmãos gêmeos Alex e Brett Harris. Eles escreveram o livro aos 18 anos, em 2010. Mesmo novos, enfrentaram algumas situações que os fizeram alcançar expectativas maiores do que imaginavam, ultrapassando a ideia de que adolescentes não têm capacidade para desenvolver espírito de liderança, compreender situações e fatos complicados e realizar tarefas importantes para a sociedade, assim como um adulto faz.

O livro não é uma biografia, mas um profundo relato mostrando e desafiando os adolescentes cristãos a “pegarem pesado”, fazer coisas difíceis que não são de se esperar de alguém tão novo. Um exemplo vivo relatado é o de Heidi Bentley, uma adolescente muito tímida que mal conseguia falar ao telefone e surpreendeu seus familiares realizando um serviço pesado, juntamente com centenas de ligações para serem feitas em uma campanha política. Ela se entregou ao trabalho e superou a timidez. E depois disse “Acho que cresci mais nesses últimos meses do que em um ano inteiro antes disso tudo começar!”. Tudo porque ela decidiu pegar pesado por um prol a mais, deixando o conforto de lado. Demais, né?

Além do impacto na sociedade, os gêmeos mostram a importância disso diante do nosso Senhor, e que “pegar pesado” vai além do âmbito profissional, mas em todas as áreas de nossa vida. Eles nos lembram do sentido real em versículos como “A beleza dos jovens está na sua força” (Pv. 20:29) e também “É bom que o homem suporte o jugo enquanto é jovem.” (Lm. 3:27). A partir de muito estudo, exemplos, Bíblia e experiência própria, eles nos ensinam à luz da Palavra e vontade do Pai a melhor forma de ser um adolescente diferente, radical e impactante! Percebam que essa é uma ótima forma de pregar nosso Cristo através de nossos atos...

Saibam que o movimento se tornou tão grande nos Estados Unidos, que eles formaram um site para compartilhar essa ideia e reunir todos os jovens que aceitaram o desafio de fazer a diferença e honrar ao Senhor nessa fase tão importante da vida. Não deixem de visitar, galera! http://therebelution.com/

Se derem uma pesquisada a mais, encontrarão algumas reportagens e entrevistas  interessantes sobre eles e o projeto Rebelution.

A quem realmente tiver interesse, podem também me procurar pra conversar, trocar ideias e experiências ou até pegar o livro emprestado. Tive o prazer de ler em 2010 e posso garantir que me serviu bastante, pois sei que fiz minha parte radicalizando (e ainda continuo a fazer, mesmo já não sendo mais uma adolescente). Ah sim! Quem já passou dos 20 não está de fora, ok? Sempre há tempo para aqueles que não envelhecem no espírito!

Não deixem de desfrutar esse livro! God bless all! :D

Dica by Anna Gabriella Moreira

Inspiração

Romanos 1