Festa das Nações | Camarões

camaroes

Participe da Festa das Nações, dia 30/05, à partir das 19h, no Ágape de Belo Horizonte. E para entrar no clima, conheça um pouquinho de uma das nações que será homenageada nesta festa multicultural: Camarões!

Camarões foi ocupado no século X por um grupo etnolinguístico chamado bantos, que praticavam o pastoreio e a agricultura. Entre os séculos XVI e XIX tornou-se entreposto de escravos e de produtos tropicais. De 1884, os alemães estabeleceram um protetorado, legitimado pela Conferência de Berlim. Com o fim da II Guerra Mundial, a região foi repartida entre França e Inglaterra.

Descoberto em 1472 pelo Português Fernando Poo, Camarões se abriu com os europeus pelo tráfico de escravos. De 1884 a 1915, o país ficou sob protetorado alemão. A partir de 1919, Camarões foi dividido em duas partes que ficavam respectivamente sob mandato da França (zona oriental) e da Grã-Bretanha (zona ocidental). Os dois territórios foram, outra vez, colocados sob a tutela das duas autoridades colonizadoras em 1943. Em 1° de outubro de 1961, uma parte de Camarões, a britânica, se ligou à Nigéria (parte meridional), quando a outra volta para a mãe pátria, Camarões Oriental.
Assim, Camarões tornou-se sucessivamente uma Federação de dois Estados, e depois um Estado unitário após o Referendo de 20 de maio de 1972. Enfim, pela recente revisão constitucional de fevereiro de 1984, o país atravessa mais uma nova etapa na integração retomando a denominação de República de Camarões.

Capital: Yaoundé

Cidade mais populosa: Douala

Língua oficial: Francês e Inglês

Governo: República parlamentarista 

Presidente: Paul Biya 

Primeiro-ministro: Philémon Yang

Independência da França: 1º de janeiro de 1960 

Independência do Reino Unido: 1º de outubro de 196Unificação: 1º de outubro de 1961 

Área Total: 475.442 km² 

Fronteira: Nigéria , Chade,República Centro-Africana, República do Congo,Gabão, Guiné Equatorial

População: 18.467.692 hab. (Estimativa de 2008)

Densidade: 75 hab./km²

Fonte: Embaixada de Camarões no Brasil
http://www.embcameroun.org.br/index.php

By Raquel Helen

Inspiração

Romanos 1