Chuva de Pedra

pedra gelo

Textos de referência: Josué 10: 10 – 14 | Josué 1: 8 | Romanos 10: 8 -10

No texto de Romanos 8, Paulo diz que a Palavra da fé está em sua boca e em seu coração. E ele mostra um ciclo entre as duas coisas:

Boca e coração: palavra professada/revelada
- Nos dois primeiros versículos, a boca é citada primeiro e depois o coração. Porque eles falam da confissão de Jesus Cristo como salvador. E a partir do momento que essa palavra sai da sua boca, acontece uma revelação no seu coração. No versículo 10, o coração vem primeiro e depois a boca, porque aqui a lógica já está mudada. Você recebeu a revelação no seu coração e irá professá-la para as pessoas, para que também confessem com a boca e recebam a revelação em seus corações.

- As vitórias em nossas vidas acontecem pelo conhecimento que adquirimos, mas principalmente pela palavra Rhema (palavra revelada individualmente).

Josué declarou uma palavra: Sol e lua, parem!

- Fato científico praticamente comprovado: O sol gira em torno da Via Láctea e a Terra no seu eixo e em torno do Sol. A Lua gira em torno da terra. Portanto, sim, o sol pode parar e a lua também. Se a Terra apenas parasse, o dia iria findar-se, porque a lua continuaria em rotação e o sol também. Se parasse a Terra e a Lua, o sol ainda continuaria em rotação. Portanto, é possível aferir que, o sol, a lua e a Terra pararam!
E o mais curioso ainda: existem rumores de ex-colaboradores da Nasa de que falta exatamente um dia no calendário celeste. A Nasa nunca divulgou esta informação, mas essa história já repercutiu um pouco.
- Enfim, nós cremos na palavra de Deus. E o mais importante aqui: Deus pela primeira e única vez atendeu a voz de um homem num fenômeno natural.
- “A sua declaração pública de fé é sempre um clamor a YAHWEH. A fé precisa ser confessada com a boca, exercitada com ações e testada pelas tribulações e adversidades.”
- Depois de sua extraordinária experiência, Josué transferiu aos seus líderes a mesma unção de fé:
Josué 10: 24-26
- Josué poderia ter deixado os reis morrerem na caverna. Mas ele precisava ensinar os seus líderes, que tiveram a oportunidade (por duas vezes) de verem a mão de Deus naquela batalha (chuva de pedras e os astros pararem) e ainda colocarem os pés na cabeça dos reis e verem seus corpos pendurados em escárnio.
- Aqueles líderes foram consolidados em quem eram em Deus e em que Deus faria por eles e através deles.
- A chuva de pedras (tema da ministração) foi um símbolo da revelação que Deus mostrou aos homens naquele dia. As pedras simbolizam revelação. Ex: 1. Jesus como a pedra angular. 2. Pedro, sobre esta pedra edificareis a minha igreja. 3. A revelação à Jacó no travesseiro de pedra. 4. A revelação em Gilgal (tema da última pregação).
- E naquele dia houve grande revelação, a de Josué e de seus líderes.

E por que Deus fez aquilo por eles?
E Josué lhes sobreveio de repente, porque toda a noite veio subindo desde Gilgal. Jos 10:9
Porque Josué buscou o Rhema. Ele se dedicou.

O Diabo fará de tudo para desconstruir a palavra revelada em seu coração.
- As fortalezas malignas não consistem em doenças, falta de dinheiro e nem mesmo em hábitos impuros (isso é a carne). As fortificações de Satanás consistem em mexer com as suas emoções e desconstruir o que Deus diz a seu respeito.
- “Portanto, a verdadeira batalha não é contra Satanás ou com a doença. O problema é se o diabo conseguiu colocar você contra a Palavra, prendendo-o em uma prisão de desespero que rejeita o que Deus diz.”
- Imagine se Josué, como líder, não tivesse crido na palavra em Gilgal e tivesse enchido o coração dos líderes de medo. Eles não teriam vivido o poder de Deus contra todos aqueles reis.
- Não permita que as suas emoções sejam manipuladas pelo diabo. Não aceite esta prisão e esteje livre para os milagres da palavra de Deus em seu coração e para a revelação que Ele tem pra você.

Releitura by Emília Jardim. Ministração do Ap. Túlio Borges, culto 16/08, confira o conteúdo aqui.

Inspiração

Romanos 1