Vestida para seduzir: o espírito de sedução

espirito seducao2Provérbios 7: 06-23
“Uma vez eu estava olhando pela janela da minha casa e vi vários rapazes sem experiência; mas notei que um deles era mesmo sem juízo. Esse rapaz estava andando pela rua, perto da esquina onde morava uma certa mulher. Ele passava por perto da casa dela, ao anoitecer, quando já estava escuro. (...)

E aconteceu que essa mulher foi encontrar-se com ele, vestida como uma prostituta e cheia de malícia. Ela era espalhafatosa e sem-vergonha e estava sempre andando pelas ruas. Ficava esperando em alguma esquina, às vezes numa rua, outras vezes na praça.
Ela chegou perto do rapaz, e o abraçou, e beijou. Então, com um olhar atrevido, disse: Paguei hoje os meus votos, e a carne dos sacrifícios de gratidão está comigo. Por isso saí procurando você. Eu queria encontrá-lo, e você está aqui!
Já forrei a minha cama com lençóis de linho colorido do Egito. Eu a perfumei com mirra, aloés e flor de canela. Venha, vamos amar a noite toda. Passaremos momentos felizes nos braços um do outro.
O meu marido não está em casa; ele foi fazer uma longa viagem. Levou bastante dinheiro e só voltará daqui a alguns dias.
Assim, ela o tentou com os seus encantos, e ele caiu na sua conversa. E, num instante, lá foi ele com ela, como um boi que vai para o matadouro, como um animal que corre para a armadilha, onde uma flecha atravessará o seu coração. Era como um pássaro que entra num alçapão, sem saber que a sua vida está em perigo.”

Até pela janela as pessoas conseguem ver a armadilha, mas você, que está vivendo a situação, não consegue perceber nada. Versículos 06 e 07:
“Uma vez eu estava olhando pela janela da minha casa e vi vários rapazes sem experiência; mas notei que um deles era mesmo sem juízo.”

Características do jovem:
• Inexperiente;
• Sem rumo na vida;
• Indeciso;
• Sem ocupação;
• Ele já havia pensado naquele plano.
Então veio as trevas e só depois a mulher o recebeu em casa.

As características do espírito de sedução:
• Ela sempre sabe esperar;
• É provocante e ousada;
• Caminha pelas ruas;
• A cada hora está em um lugar;
• Se detém em todas as esquinas;
• Ela sempre encontra uma presa.

O espírito de sedução trabalha os cinco sentidos, ele busca a perfeição daquilo que sacia a carne. Assim, aparentemente, será tudo muito lindo e prazeroso.
Paladar: o que sobrou da comida está comigo.
“a carne dos sacrifícios de gratidão está comigo”.
Tato: estendi lençóis de ceda fina.
“Já forrei a minha cama com lençóis de linho colorido do Egito.”
Visão: vestida de forma sedutora, a mulher foi ao encontro do rapaz.
“vestida como uma prostituta e cheia de malícia.”
Olfato: Está todo perfumada com delicioso e agradável aroma
“Eu a perfumei com mirra, aloés e flor de canela.”
Audição: Estava a sua procura, estava louca atrás de você e você está aqui.
“Venha, vamos amar a noite toda. Passaremos momentos felizes nos braços um do outro.”

Uma característica do pecado é o sentimento de viver apenas um momento, e que ele vale a pena apesar de qualquer consequência. Existe uma falsa ilusão de que esse momento vai te satisfazer pelo resto da vida.

Tudo até agora pareceu perfeito para os padrões do mundo, tem apenas um pequeno problema, ela é uma mulher casada.
“e ele caiu na sua conversa. E, num instante, lá foi ele com ela, como um boi que vai para o matadouro, como um animal que corre para a armadilha, onde uma flecha atravessará o seu coração. Era como um pássaro que entra num alçapão, sem saber que a sua vida está em perigo.”

Características do jovem seduzido:
• É dominado pelo espírito de sedução e por suas palavras melosas;
• Indo ao matadouro;
• Numa emboscada;
• Será atravessado pela flecha;
• Ali está o fim da sua vida.

Provérbio 07: 24-27
“Agora, meu filho, escute! Preste atenção no que vou dizer. Não deixe que uma mulher como essa ganhe o seu coração; não ande atrás dela. Pois ela tem sido a desgraça de muitos homens e tem causado a morte de tantos, que nem dá para contar. Se você for à casa dessa mulher, estará caminhando para o mundo dos mortos, pelo caminho mais curto.”

Conselho:
Se mantenha longe do espírito de sedução, nem passe perto da “casa dela”, pois é a morte de pobres jovens, o caminho mais curto para a morte. Guarde a palavra do Senhor como sendo o tesouro mais precioso.

Na história, o espírito de sedução é representado por uma mulher. Na vida, esse espírito se apresenta das mais diferentes formas para roubar de você o relacionamento com Deus e a comunhão com o Espírito Santo. Ele tenta iludir a juventude, ofertando prazeres temporários. Mas o fim deste caminho é a morte espiritual.

Meditação by Emília Jardim

Inspiração

Romanos 1