Vencendo a sensualidade

pecado

Nosso Deus é incomparável!

Supercomputador leva 40 minutos para reproduzir 1 segundo de atividade cerebral.
Um supercomputador japonês fez a simulação mais precisa da atividade cerebral humana já realizada. A máquina precisou de 40 minutos para calcular o equivalente a um segundo do que acontece no cérebro humano.

Os pesquisadores utilizaram o K, considerado o quarto computador mais potente do planeta, para simular a atividade do cérebro humano.

O computador tem 705.024 processadores e 1,4 milhão de GB de memória RAM, mas ainda precisou de 40 minutos para processar as informações de um segundo da atividade cerebral.
Ele usou a ferramenta de código aberto Neural Simulation Technology (NEST) para reproduzir uma rede equivalente a 1,73 bilhões de neurônios unidos por 10,4 trilhões de sinapses.
Apesar de gigantesca no tamanho, a reprodução representa apenas 1% da rede neural no cérebro humano. 

O nosso Deus é a mente brilhante por traz disso tudo. Ele está cima de tudo e de todos. Precisamos aprender com Ele. Nós temos um potencial gigantesco, pois fomos criados por Ele o mais inteligente e sublime do universo.

Palavra
Viver por preceitos e doutrinas de homens não tem valor algum contra a sensualidade:
“Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquilo outro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem.
Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade.” Cl 2: 20 -23

Um dos maiores desafios para o homem/mulher consiste em vencermos a sensualidade.
Sensualidade = satisfazer os desejos da carne.
Já vimos muitos jovens deixarem os caminhos do Senhor com esse argumento. E muitas vezes tentamos combater a sensualidade com doutrinas de homens:
- Não mecha com isso;
- Não prove aquilo;
- Não toque naquilo.
Eu, quando era líder de célula, já cai na besteira de falar com um jovem para não conversar com a moça pois ele não era uma boa influência para ela. No final das contas, toda aquela situação se voltou contra mim e ambos os jovens ficaram chateados comigo. Foi um aprendizado, pois não podemos tentar controlar a vida das pessoas.
A bíblia fala que essa doutrina de homens:
- tem aparência de sabedoria;
- tem uma falsa humildade;
- rigor ascético ( ascético = corpo sem vida ou cadáver);
- Não tem valor algum contra a sensualidade.
Quando uma pessoa quer se lançar para os desejos da carne essas regrinhas e doutrinas de homens não tem valor para impedir.
Deus tem nos chamado para ser santos e separados para Ele.
Colossenses 3 nos dá uma dica de como podemos lidar com isso: seguindo os conselhos de Deus.
1 - Buscai as coisas lá do alto;
“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra.” Cl 3: 1-2
Esse versículo fala para:
- Buscar as coisas lá do alto, onde Cristo Vive (onde que Ele vive? Ao lado do Pai, no céu);
- Pensai nas coisas lá do alto, não nas coisas que são aqui da terra.
O que você tem buscado? Mulher, Dinheiro, Fama, Reconhecimento?
O que você tem permitido que sua mente pense? Um jovem na faculdade, por exemplo, pensa muito em festa, sexo, aproveitar a vida.
Devemos buscar e pensar nas coisas do alto.
A história dos ratinhos:
“Dois ratinhos estavam passeando dentro da caixa de um piano de cauda. Alguém começou a tocar uma lindíssima melodia e eles ficaram intrigados. Procuraram saber de onde vinha aquela música tão perto de seus ouvidos. Então perceberam que os martelinhos de madeira batiam nas cordas, de onde originavam os magníficos sons. E conversaram a respeito do que viam:
- Escute que linda melodia vem desses martelos que batem nessas cordas. Como esses martelos são importantes e capazes de tocar tão linda melodia?!”
A lógica daqueles ratinhos estava restrita ao móvel do piano. Eles não percebiam a existência do pianista do outro lado. Seu mundo era tão pequeno! Apesar da música tão maravilhosa que podiam ouvir, não conseguiam entrar no mundo daquele que executava tão lindo espetáculo.
Assim também, quando estamos presos às coisas da terra, ao nosso pequeno mundo, não percebemos que a linda melodia da criação, dos milagres, da salvação, vem de cima: do alto, de Deus. Pensar nas coisas de cima é ter o coração voltado para a eternidade. É estar atento à vontade do Pai manifesta e que o Espírito Santo nos conduz quando nos prostramos diante do Filho.
2 - Despojar da natureza terrena;
“Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência].
Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas.
Agora, porém, despojai- vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.
Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos”. Cl 3: 5-09

“Vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano.” Ef 4:22
Fazei morrer a nossa natureza terrena, pois Deus se ira com essas coisas. Precisamos nos despojar de tudo isso: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena de vosso falar, mentira.
Despojar = Despir-se, largar, abandonar, abrir mão.
Precisamos largar, despir, despojar de tudo aquilo que não agrada a Deus. Assim como, de manhã, escolhemos a roupa que vamos vestir para ir para o trabalho ou para aula e, então, olhamos no espelho e percebemos que estamos usando a roupa inadequada e decidimos trocar por outra melhor.
A decisão está em nossas mãos. Deus está falando para decidirmos morrer para essa natureza carnal e decidirmos abrir mão desse estilo de vida.
3 - Revesti do novo homem;
“E vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; no qual não pode haver grego, nem judeu, nem circuncisão, nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.” Cl 3: 10-11.
“E vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.” Ef 4:23,24.
Quem já buscou emagrecer para entrar no vestido? Ou em uma calça? Rsrsrs.
Revestir = Entrar em uma veste, vestir-se novamente.
Deixar-se revestir significa assumir a verdade bíblica de que “Cristo vive em nós”. Gl 2:20
Esse novo homem é criado segundo a imagem de Deus. Assim como Adão foi criado a imagem de Deus.
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” Gênesis 1:26-27
Esse novo homem possui a imagem de Deus.
“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.” Gálatas 5:16
Escolher nos revestir do novo homem é como se participássemos do momento da criação em que Deus vira para Jesus e diz: façamos o homem a nossa imagem e conforme a nossa semelhança, mas você participa desse momento, dessa construção.
“E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” Romanos 8:11
4 - Cristo é tudo;
“No qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.” Cl 3:11
Quando temos esse entendimento que Cristo é tudo em todos, Ele quem constrói e Ele quem edifica, não existe espaço para nenhuma van glória, nem títulos. Não pode haver nem grego nem judeu. Nem circuncisão, nem incircuncisão. Escravo ou livre. É Cristo que produz em nós esse novo homem, a Glória é Dele, somente Dele. Ele é tudo em todos.
“Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo- se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.” Ef 4:17-24

Fechamento
- Busque as coisas do alto;
- Pense nas coisas do alto;
- Tire as vestes da natureza terrena;
- Se vista desse novo homem de novidade de vida.
Isso é uma bomba contra a sensualidade, contra os desejos da carne.

Palavra by pregador Du.

Inspiração

Romanos 1