Sonhos, uma linguagem de Deus

foto 2

A cidade de Filipos era uma cidade localizada no norte da Grécia. Foi por ali que o evangelho chegou até a Europa. Paulo chegou a Filipos provavelmente entre 49, 50 D.C. Estava na companhia de Timóteo, Lucas e Silas. Para quem não lembra, Filipos é a cidade onde Paulo expulsou um espírito de adivinhação de uma menina, que na realidade era usada para seus “senhores” obterem lucro sobre as adivinhações que ela fazia.

Quando esses “senhores” ficaram sabendo que seus lucros caíram bruscamente depois que Paulo expulsou o espírito de adivinhação da menina, ficaram furiosos e prenderam Paulo e Silas na prisão.
A carta de Filipenses foi escrita nos primeiros meses depois de Cristo, por volta de 63 D.C.
Palavra:
“Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. ” Filipenses 2:13
De acordo com a boa vontade de Deus Ele opera em 2 estágios em nós:
1 – No nosso querer: Desejos, sonhos;
2 – No nosso realizar: Produzir.
Segundo o dicionário, a palavra realizar tem os possíveis seguintes significados:
1) ser eficaz, atuar, produzir ou mostrar poder 2) trabalhar para alguém, ajudar alguém 3) efetuar 4) exibir a atividade de alguém, mostrar- se operativo.
A Bíblia fala para louvarmos a Deus pela sua criação. O Senhor é criativo e gosta de realizar. E o desejo de realizar as coisas está dentro de nós.
Se sem Deus a humanidade cria tantas coisas, quanto mais com o Espírito de Santo dentro de nós.
Cinco verdades que nos permitem desfrutar dos planos de Deus:
1 - A nossa vontade é disputada pelo reino de Deus e o reino das trevas;
Deus nos deu o livre arbítrio e Ele nunca vai invadir nossa decisão, mas Ele sempre vai nos influenciar.
“Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.” Deuteronômio 30:19
Deus respeita nosso livre arbítrio e nossas decisões, mas Ele nos influencia para escolhermos a benção. Deus não pode nos levar a realizar sem nós querermos.
“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis.” Gálatas 5:16,17
A guerra é entorno da nossa vontade e o Reino das trevas tenta bombardear a nossa vontade. O crente que quer viver plenamente a vontade de Deus tem que viver pelo Espírito.
Deus coloca em nós vontades de nos santificarmos, de aprofundarmos com Ele.
2 - Deus tem um propósito para cada pessoa;
Deus tem uma vontade que está relacionada a toda igreja, corpo de Cristo, mas Deus também tem uma vontade personalizada para cada pessoa. E Ele quer nos levar para esse propósito.
“Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.” Salmos 139:15,16
“Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta.” Jeremias 1:5
Deus não impõem a sua vontade, mas Ele tenta nos influenciar.
A oração não é somente o lugar que eu busco em Deus o que nós queremos, mas o lugar que Deus busca em nós o que ele quer.
“Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.” João 18:37
3 – Aprenda a entender seu propósito;
O entendimento do proposito de Deus nunca vem de forma completa e imediata.
“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.” Provérbios 4:18
Quando o tempo passa conseguimos entender melhor o plano Dele para nossa vida.
Como farei a sua vontade se eu não sei o que você quer? A vontade que Deus tem para nós, antes de ser uma realização, inicia em nós através de um desejo ou sonho.
Não precisamos correr atrás de profecia. Sua vida nunca pode ser guiada por uma palavra profética, mas a profecia é um sinal do que Deus já tem falado em nosso interior. Quando Deus quer falar com você ele sabe onde te achar. Como ele foi através de Ananias:
“Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.” Romanos 8:14
Uma das formas que Deus vai sinalizar, é através de desejos em nosso coração. Dentro de nós temos mais informação do que fora de nós.
“Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.
Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;” 1 Timóteo 3:1,2
O reconhecimento do chamado começa com um desejo, está queimando no seu coração.
“Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” ICoríntios 12:11
“Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.” ICoríntios 12:31
O Espírito Santo distribui os dons conforme a sua vontade, mas depois fala para buscarmos os melhores. São os melhores aos nossos olhos, de acordo com o desejo que o Senhor colou em nós.
Tudo começa com o desejo e um passo necessário antes de entrarmos na realização.
4 - Filtros para discernirmos a vontade de Deus;
- Identificar se estamos sendo motivados por egoísmo ou vanglória;
“Nada façam por ambição egoísta ou por vangloria, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos” Filipenses 2:3

Na palavra fala para não fazermos nada se a nossa motivação estiver baseada em egoísmo ou vanglória, pois dessa forma focamos em nossa Glória e não na Glória de Deus
- Identificar se temos sido influenciados por amor ao Pai;
“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” Filipenses 2:5
“E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” Filipenses 2:8.
Jesus foi movido por amor. Ele se humilhou, Ele se entregou por amor ao Pai. E quando fazemos por amor fica fácil nos lançarmos. Pois, quem age por amor não se preocupa com a opinião de outras pessoas.
- Tenho que fazer as coisas com a postura correta, sem murmuração ou briga;
“Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;” Filipenses 2:14
As vezes as pessoas estão fazendo a coisa certa, com a motivação correta, porém de uma maneira errada, com murmuração, reclamação e briga.
Esses filtros são fundamentais para não deixar que os nossos desejos nos enganem.
5 – Uma pessoa que flui no propósito de Deus faz a diferença.
“Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo”. Filipenses 2:15
Deus quer que façamos a diferença nessa geração que a luz do Senhor resplandeça em nossas vidas.
Exemplos de pessoas que Deus plantou um sonho:
Moisés
Havia algo no coração de Moises que dizia que ele era o cara para libertar o povo, mas ele não sabia como. Moisés se perguntou, por que estou aqui? Por que todo esse estudo?
Antes de realizar em nós e através de nós, Deus planta desejos e sonhos em nosso coração.
Josué
“E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer um fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda.” Êxodo 33:11
Deus vai usar pessoas que alimentaram o desejo que ele plantou em cada coração. O desejo de Josué era não se apartar da tenda, e Deus fez com que Ele fosse líder de um novo tempo para toda a nação.
Gideão
“Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Porém agora o Senhor nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas. Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?” Juízes 6:13,14
Gideão tinha um desejo de mudança, um desejo de que as maravilhas que tinham acontecido com seus pais acontecessem nos dias que ele vivia.
Fechamento
O que você tem vontade de fazer hoje para Deus?
O nosso desejo é uma linguagem de Deus em relação ao nosso propósito. Deus nos chama a sonhar os seus sonhos. Deus nos escolheu não em virtude que nós somos hoje, mas no que seremos no futuro.
Abraão (Gn 13:14)
Deus faz Abraão sonhar, Deus plantou em Abrãao um sonho, o sonho é uma linguagem de fé.
Nós temos sido empurrados a desejar e sonhar coisas erradas fora do proposito de Deus, mas hoje Deus quer corrigir nossa rota.
José (Gn 37)
José não escolheu isso, mas Deus plantou um sonho no coração D’Ele. José demorou 35 anos para conquistar o sonho, mas ele não desistiu 2 semanas depois, antes perseverou em alimentar o sonho de Deus em seu coração.
Deus precisa falar antes, não só para nos preparamos, mas para gerarmos o que Deus pretende. E Quem é fiel no pouco, será fiel no muito, corra atrás dos sonhos de Deus.

Palavra by Eduardo Ferreira

Inspiração

Romanos 1